Já pensou na possibilidade de não ter casa fixa em nenhum lugar do mundo? Viver por aí viajando e trabalhando? Essa é a realidade de muitos nômades digitais por aí.
Mas o que são exatamente os nômades digitais?
São pessoas que não precisam necessariamente de um escritório para exercer as suas atividades, pois fazem elas online, de qualquer lugar do mundo.
Por mais que esse estilo de vida tenha sido algo que vem crescendo nos últimos anos, ainda é uma comunidade bastante nichada e desconhecida por muitos.
Por esse motivo, vamos aprofundar mais no assunto para que um número maior de pessoas conheçam essa oportunidade.
Do que vive um Nômade Digital?
Há várias funções que já são conhecidas pelo sua autonomia e possibilidade de flexão de horários, como: designers, redatores, Web Developers, etc.
Existem também muitos empreendedores que vivem com o nomadismo, colocando seus projetos em prática ou criando as suas marcas próprias.
O bacana de tudo isso, é poder trabalhar com algo em que você acredita sem precisar estar trancado dentro de um escritório. Claro que a história de que os nômades trabalham apenas em praias, é fictícia, porém, com um lugar confortável e boa internet tudo pode acontecer.
Uma vida cheia de liberdade
Quando se é nômade digital quase todas as decisões a serem tomadas dependem unicamente de você, mas com toda essa liberdade, vem também um mar de responsabilidades. É necessário enfrentar diversos desafios diários, por estar fora da sua zona de conforto.
O mindset é algo fundamental para quem vive uma vida de nômade digital. Se você não tiver certeza do que quer, vai pensar em desistir na primeira crítica que lhe aparecer.
Por isso, é tão importante buscar algo que você ame! Assim fica muito mais fácil defender a sua ideia até o final – isso vale até para os não nômades.
A Lei do desapego
Quanto você valoriza o contato da família e amigos? O quanto você é apegado às suas coisas? Está disposto a perder o luxo?
Essas são perguntas fundamentais para se fazer antes de começar a viver uma aventura como essa.
Para quem é mais apegado a todas essas coisas, essa com certeza será uma etapa difícil enquanto você estiver fora. Claramente, nada te impede de voltar diversas vezes por ano para se reconectar com essas pessoas, mas o fato é que você não verá elas com tanta frequência.
Também é necessário criar a habilidade de se conectar mais rapidamente com outras pessoas. Muitas vezes, pode se tornar uma vida solitária.
Por isso, muitos nômades se reúnem durante as viagens para fazer companhias uns aos outros. Além do networking e da troca de experiências, você pode fazer ótimos amigos.
Disciplina e foco serão seus melhores amigos
A evolução constante é algo totalmente importante em todos os setores da nossa vida. Mas quando você está à deriva e fora da sua zona de conforto, ela se torna algo ainda mais fundamental.
Você é quem vai fazer a sua rotina, e por esse motivo, é muito importante saber se organizar nos horários.
Os estudos vão ter que se tornar algo quase que imprescindível nos seu dia a dia – se já não forem. Buscar conhecimento é algo que te faz crescer pessoal e profissionalmente.
Planejamento é a base de tudo
Antes de sair por aí viajando o mundo, é sempre importante ter uma graninha guardada para que você possa se sustentar por, pelo menos, 6 meses. Nunca sabemos como podem ir o andamento das coisas, né?
Outro fator importante é: ter múltiplas fontes de renda. Caso você dependa apenas de uma fonte, isso pode se tornar algo um pouco arriscado, caso ela não dê certo.
Estar sozinho pelo mundo pode significar liberdade ou solidão. Por isso, se estiver pensando em virar um nômade digital, não se esqueça de ponderar todos os pontos importantes.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, pronto para se arriscar?
Leia também: Como comprar passagens mais baratas? 7 dicas super importantes
1 resposta a “Nômades digitais: como funciona esse novo estilo de vida?”