Como planejar uma viagem para o exterior? 10 dicas imperdíveis

A mão de uma mulher apontando para um globo

Que viajar é a melhor coisa desse mundo nós já sabemos. Mas com tantas coisas para arrumar, muitas vezes, a gente se perde antes mesmo de tudo começar. Por isso, planejar uma viagem direitinho é super importante para você não esquecer nenhum detalhe e poder aproveitar cada segundo depois de partir.

Então, fizemos uma lista com 10 dicas imperdíveis – e mais uma dica extra que você não pode perder – para te guiar nesse pré viagem, e deixar tudo mais fácil. Bora lá?

1. Escolha uma data:

Calendário com uma data marcada

Quando você escolhe uma data com antecedência fica muito mais fácil de se organizar. Principalmente com questões como: período de férias, passagens, hotel e todo o resto da organização. 

Quanto antes você conseguir se programar, mais barato você vai pagar nas passagens. Isso pode parecer bobagem para uns, ou meio óbvio para outros, mas basta entrar em qualquer site de passagens para perceber isso. 

Caso sua viagem vá acontecer em períodos de alta temporada, a atenção deve ser ainda maior. Os preços ficam ainda mais elevados, e os lugares mais cheios, por isso, quanto antes você iniciar a sua programação, melhor! 

2. Defina um destino:

Essa parte também pode vir antes mesmo de você escolher uma data, mas em que deve se basear essa escolha? Claro que muitas vezes o preço deve influenciar muito nessa decisão. Por este motivo, liste pelo menos 5 ou 10 lugares que você gostaria de visitar e faça uma pesquisa de preço. Isso pode facilitar, e muito, na sua decisão!

Outro fator importante é conversar com pessoas que já visitaram os lugares que você deseja ir. Isso pode te ajudar a saber em média quanto gastaram, lugares que visitaram, e quem sabe, de quebra, você não ganhe algumas dicas extras bem legais? 😉

Homem apontado para um mapa em cima da mesa, com artigos de viagem em volta

3. Contrate um seguro:

Mas para que? Claro que essa parte vai ser sempre “um gasto a mais” na sua cabeça, mas a gente sabe que ninguém está isento de passar por perrengues durante uma viagem. Por isso o seguro é tão importante, pois só nos arrependemos de não ter feito ele depois que precisamos.  

Alguns países exigem um seguro obrigatório para os turistas. Isso ocorre principalmente em países europeus, mas vale sempre verificar, não importa qual seja o seu destino.

Diversas agências, companhias de viagem e bancos já oferecem um seguro por um preço bem bacana. Vale a pena verificar isso na hora de planejar a sua viagem!

4. Tire os documentos:

passaportes e passagens da viagem em cima da mesa

Verifique todos os documentos que você precisa para ir ao lugar que planejou. Sem eles, a viagem não vai rolar. Então, para você não esquecer, fizemos uma lista dos principais:

  • RG e CPF
  • Passaporte
  • Visto
  • Certificado de Vacinação
  • Comprovante de hospedagem
  • PID – Permissão Internacional para Dirigir
  • Seguro de Viagem

*Principais países em que o Passaporte é obrigatório: África do Sul, Alemanha, Áustria, Bahamas, Bélgica, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Honduras, Holanda, Hong Kong, Irlanda, Islândia, Itália, México, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia e Ucrânia.

*Principais países em que o Visto é obrigatório: Afeganistão, Argélia, Armênia, Angola, Austrália, Bangladesh, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Canadá, China, Coreia do Norte, Egito, El Salvador, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Honduras, Irã Índia, Japão, Líbano, Moçambique, Quênia, República da Guiné e Vietnã.

5. Prepare um roteiro

Pesquise o que você quer visitar; faça uma lista com os lugares turísticos, como: bares, livrarias, teatros e restaurantes que você gostaria de ir. 

Muitas vezes o excesso de lugares turísticos pode prejudicar na hora da sua decisão, mas se organizar bem direitinho você vai conseguir visitar mais lugares do que imagina.

Duas pessoas olhando para um mapa durante a viagem

Deixar para decidir no dia, vai fazer você perder muito tempo, e isso é o que menos queremos durante uma viagem, não é mesmo?

Ah, e não se esqueça de dar aquela verificada na previsão do tempo. Por isso, se tiver possibilidade de chuva, sempre deixe aquela opção num lugarzinho fechado, procure uma peça de teatro, um museu ou algo que combine com dias chuvosos.

6. Escolha tipos de transporte

Além de escolher o seu meio de transporte para chegar até o seu lugar destino (claro!), é importante pesquisar qual o melhor meio de transporte para turistar sem maiores problemas.

Lembre-se: você possui um orçamento para gastar durante toda a viagem. O seu transporte para conhecer todos aqueles lugares bacanas, que colocou no roteiro, estão incluso nele. 

Pesquise o valor dos transportes, como é a segurança e se compensa andar de transporte público, alugar um carro, pegar um uber ou chamar um táxi. Durante essa pesquisa você vai ver que em muitos lugares, determinadas opções são mais perigosas ou mais caras do que as outras.

Leia também: Viajar de Kombi: o que é necessário saber antes de começar?

7. Reserve sua hospedagem

Hoje – dependendo do seu estilo de viagem -, além de hotel, já existem outras opções como hostel e airbnb, que podem deixar sua viagem muito mais em conta.  

Um quarto de hotel do airbnb

A sua localização também é super importante na hora de planejar uma viagem, organizar o roteiro ou para ver qual transporte é melhor para você escolher – isso inclui entradas de metrô, pontos de ônibus e outros detalhes.

8. Alimentação

Esteja atento aos lugares que você vai poder ir durante a viagem para fazer as refeições, principalmente se você for vegetariano, vegano, celíaco ou tiver algum outro tipo de restrição alimentar. 

imagem de um prato de restaurante com o chef de cozinha atrás.

Dica extra: caso esteja indo para um lugar onde você não é fluente na língua local, e tenha algum tipo de restrição alimentar, é legal sempre pesquisar a tradução desses elementos. Assim você já vai saber como perguntar na hora que chegar no local e não corre o risco de ingerir algo que não pode 😉

9. Lugares para fazer compras

Além de lugares para fazer as refeições, se você tiver a chance de cozinhar no lugar onde vai ficar é melhor ainda! Mas certifique-se de saber se há alguns lugares que você pode fazer compras por perto, assim vai ficar mais fácil se precisar de algo.

Na hora de planejar a sua viagem pesquise também lugares que você possa comprar uns mimos, lembrancinhas e todas as coisas que deseja. Coloque esses lugares no seu roteiro, assim vai ficar mais fácil se você já tiver eles em mente.

10. CONFIRA TUDO!

Esse é o passo mais importante: faça um checklist de tudo. 

Imagem de um checklist da viagem na prancheta

Na hora do planejamento é super importante voltar ao início, para saber se você não se esqueceu de nenhuma etapa. 

Além de verificar toda a sua programação certifique-se de que tudo está em ordem dentro da mala.

11. DICA EXTRA –  Chegue ao aeroporto com antecedência 

Confira a data e horário de partida do avião, e esteja lá sempre com antecedência:

Voos internacionais: chegue, pelo menos, 3 horas antes. Dando uma atenção especial aos períodos de alta temporada. 

Voos nacionais: é  recomendado que você chegue, no mínimo, 2 horas antes. Considerando um tempo maior em altas temporadas.

Você viu que quase todos os nossos tópicos exigem um pouquinho de “pesquisa”, né? O importante é se organizar, mas há quem diga também que a gente aprende errando. Alguns perrengues fazem parte do caminho, mas esteja atento.

Planejar uma viagem é um momento super especial. Depois que tudo estiver organizar é só curtir a viagem!

3 respostas a “Como planejar uma viagem para o exterior? 10 dicas imperdíveis”

Deixe um comentário