Tipos de Intercâmbio: conheça os 8 principais

Menina com a mala no aeroporto indo para o intercâmbio

Morar fora e vivenciar a rotina num lugar totalmente diferente tem se tornado um sonho comum entre as pessoas. Hoje, existem diversos tipos de intercâmbio que possibilitam essa experiência de conhecer novos lugares, pessoas e culturas.

Esse é basicamente o significado da palavra intercâmbio: residir em algum país por determinado tempo, com a finalidade de conhecer o que aquele lugar tem para de oferecer, bem de pertinho.

Com tantas opções, às vezes fica difícil conseguir decidir ou saber qual se adapta melhor ao seu estilo de vida. Por isso, listamos 8 tipos de intercâmbio para te ajudar nessa decisão. Confira!

Cursos de Idiomas

O intercâmbio com foco para aprender ou aperfeiçoar o idioma é um dos mais procurados. Tanto para quem já possui uma certa fluência na língua, quanto para quem quer aprender do zero.

Alunos a partir dos 14 anos podem se inscrever, sem limite de idade para participar. Antes de tudo é feito um teste com todos os alunos, para que as turmas sejam montadas conforme os conhecimentos de cada um.

Esse tipo de intercâmbio pode durar entre duas semanas até 1 ano. 

É uma ótima opção para se aprofundar bastante no idioma e ainda ter o resto do tempo livre para conhecer novos lugares.

Voluntariado

Vários voluntários intercâmbistas juntando as mãos.

Para quem quer conhecer um lugar novo e ainda juntar isso com alguma causa que vá de encontro com os seus ideais, esse é o modelo perfeito.

Nesse tipo de intercâmbio as pessoas podem ser voluntárias em projetos para ajudar crianças carentes, famílias em vulnerabilidade social, animais ou o meio ambiente. 

Esse é para quem quer fazer a diferença no mundo! Em geral a duração destes programas são de 1 a 3 meses, e podem ser mesclados com cursos de idiomas.

Trabalho no exterior

A gente sabe que pagar um intercâmbio, muitas vezes, não é tão fácil quanto parece. Por isso, uma das opções consiste em trabalhar enquanto pratica o novo idioma.

O trabalho pode ser na sua área – que ainda pode agregar no currículo -, ou outras opções, como trabalhar em lojas, hotéis e restaurantes. Trabalhos que não estejam necessariamente relacionados com a sua formação, mas que servem para gerar uma renda bem bacana. 

menina servindo café na xícara

Os principais países que oferecem esse tipo de serviço são: Nova Zelândia, Austrália, Malta e Irlanda. 

A graninha extra pode ser utilizada para ajudar com os gastos da viagem ou até mesmo para conhecer novos lugares e ir para cidades vizinhas.

Nômades Digitais

Mulher trabalhando no computador em um restaurante

Seguindo a linha de viajar trabalhando, existem também, os nômades digitais. São viajantes autônomos que decidem viajar pelo mundo sem largar os jobs. 

Geralmente freelancers ou pessoas que possuem empregos que dependem apenas de um bom computador e internet para seguir no mercado de trabalho. 

Essa é uma opção perfeita para quem deseja viajar por um tempo indeterminado, sem deixar de ganhar aquele dinheirinho.

Leia também: Como planejar uma viagem para o exterior? 10 dicas imperdíveis

Terceira Idade (+50)

Muitas agências de viagem, oferecem a opção de intercâmbio para pessoas mais velhas que desejam aprender ou aperfeiçoar outros idiomas. 

Além do contato com novo idioma, são feitas outras experiências, como excursões com grupos de pessoas da mesma idade. 

Quem disse que só os jovens podem fazer intercâmbio? 

Os programas duram, em média, de duas semanas a 6 meses.

Au Pair

Essa opção é para quem ama crianças. Au Pair, é um programa para trabalhar como babá, principalmente nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Babá lendo livro para as crianças durante seu intercâmbio

Em geral é oferecido para mulheres, numa faixa de 18 a 30 anos. Isso permite que a viajante, passe um ano conhecendo a cultura e vivendo em família num lugar totalmente novo.

A família contratante também paga um curso para babá, além da remuneração, claro!

Intercâmbio de Ensino Médio

Para quem ainda estiver fazendo o Ensino Médio, e sonha em fazer um intercâmbio sem interromper os seus estudos, também existe uma opção. 

O intercâmbio High School, permite que estudantes de 14 a 19 anos, vivam a experiência totalmente inusitada de cursar o Ensino Médio no exterior. Legal, né?

Claro, que esse modelo vai exigir um pouquinho mais de investimento, dependendo também, do lugar de destino.

Graduação e Especializações Profissionais

Homem com um diploma na mão.

Por último, mas não menos importante, existe a possibilidade de fazer o seu curso fora do país.

É possível cursar algum semestre específico, um ano ou até mesmo fazer todo o curso no exterior. Existem faculdades e universidades que fazem parcerias com instituições de outros países, permitindo que a sua formação seja ainda mais completa, depois dessa convivência com diferentes culturas. 

Dúvidas frequentes 

Devo ser fluente no idioma para fazer o intercâmbio?

Na maioria das vezes não, até porque, é por esse motivo que você está indo: para aprender. 

Em alguns casos, como para os mais profissionais e para estudos acadêmicos, o idioma se torna um pouco mais importante. Mas para quem está indo aprender, se estiver começando do zero, não se preocupe. Isso é mais comum do que você imagina.

Quanto custa um intercâmbio?

O custo de um intercâmbio, assim como toda viagem, vai depender, principalmente, do seu local de destino e de quanto tempo você deseja ficar. 

Já existem diversos simuladores na internet, que podem te ajudar com os valores. Ou também, você pode ir direto em alguma agência para que eles te ajudem a calcular os gastos com maior exatidão.

Qual a duração de um intercâmbio?

Isso, é claro, vai depender de quanto tempo você deseja ficar e quanto pretende investir. Não existe uma regra. 

Existem intercâmbios mais curtos, que você pode fazer no seu período de férias, por exemplo. Podem durar duas semanas, um mês ou até um pouco mais. 

Com qual modelo você mais se identificou? Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários para a gente!

Deixe um comentário