De uma coisa eu tenho certeza: eu e você amamos viajar. Seja trabalhando o ano inteiro para passar as férias num lugar bem lindo ou sendo um itinerante que vive disso. O que nós temos em comum é a vontade de conhecer esse mundão afora.
“Como viver a vida viajando?”. Perguntas como essa são feitas com frequência hoje em dia. O que mais vemos por aí, são histórias de pessoas que largaram tudo para viver uma vida de aventuras, conhecendo diversos lugares e sem se apegar muito com o que deixaram para trás. Inspirador, né?
Por outro lado, há pessoas que possuem “trabalhos comuns”. Passam o dia no escritório, num emprego que muitas vezes até gostam, mas algo lhes diz que não está bom, e acabam se martirizando por isso. Será que, apenas quem está por aí viajando o mundo é feliz?
Viajar e ser feliz
Muitas frases motivadoras nas redes sociais e a publicidade nos dizem isso. Fazem a gente pensar que precisamos estar felizes e viajantes o tempo todo. Se isso vem passando pela sua cabeça, o que tenho para te dizer é: calma, tá tudo bem.
Você pode gostar de trabalhar num escritório sem problema nenhum. Ou caso realmente não goste, esse momento atual pode ser apenas uma fase, e daqui a pouco você estará por aí desbravando continentes. Seja qual for a sua situação, tá tudo bem!
E para aqueles que AMAM viajar, eu sei que de vez em quando – ou de vez em sempre – bate aquela vontade louca de colecionar carimbos no passaporte. Conhecer culturas, pessoas e lugares novos; esquecer dos problemas, tirar umas belas fotos e além de tudo isso, deixar a mente aberta para novos acontecimentos.
Esses são pensamentos comuns entre todo viajante sonhador. Seja para quem vai fazer a sua primeira viagem, ou alguém que está em busca de mais uma para a sua coleção.
Uma sensação única
Quem já visitou outras cidades, estados ou países e teve uma experiência maravilhosa, sabe que sempre dá aquela vontade de voltar. O roteiro atual ainda nem acabou e já estamos pensando no próximo.
A gente conhece essa sensação muito bem, e sabe como é bom – e coloca bom nisso! – acordar num lugar diferente e ter uma novidade todos os dias. Esse é um dos nossos maiores prazeres da vida da qual compartilhamos e sentimos cada vez mais prazer em fazer.
Muitas vezes, criar roteiros acaba se tornando uma motivação extra para viver com um propósito. Há quem diga que só se sente 100% vivo quando sai mundo afora procurando por novas aventuras.
Depois de cada pontinho visitado no mapa, ficam as memórias para nos lembrar de como aquele momento foi único. Sempre tem aquela música especial ou uma comida deliciosa que fica marcada, para depois ser lembrada com nostalgia.
A hora de voltar e as memórias que ficam
Como tudo que é bom uma hora acaba, com aquela viagem maravilhosa não seria diferente. Por mais que turistar, muitas vezes seja cansativo e a saudade de casa esteja grande, quando o momento de arrumar as malas para voltar começa a chegar, é sempre um momento difícil.
A sensação de: “Vai demorar muito tempo para eu ver essas pessoas e esse lugar de novo” começa a bater. Quem faz isso com frequência, talvez já esteja mais acostumado, mas para os viajantes que estão iniciando, tudo é uma novidade, inclusive o sentimento.
É quando já estamos de volta em casa, que dá pra perceber o quanto aquelas famosas “lembrancinhas” são legais, pois trazem à tona, tudo aquilo que vivemos durante a viagem.
Como nem sempre é possível estar se aventurando pelo mundo, acabamos guardando aqueles famosos cacarecos que trazemos, mas que contêm boas memórias.
E por que não juntar essas lembrancinhas, com alguns outros itens para fazer uma bela decoração de viagem para casa? Ou quem sabe de um escritório? Assim fica mais fácil recordar o que foi vivido, e também, se inspirar para os próximos roteiros.
Essa é uma dica bem bacana para os viajantes e sonhadores de plantão. Com uma bela paisagem na sala de casa ou um enfeite que você trouxe da última aventura na sua mesa de trabalho, esses sonhos e objetivos ficam ainda mais perto de você.
Inspire-se e viva a vida do seu jeito
“Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas”
Disse Josten Gaardner em “O Mundo de Sofia”
Conhecer o mundo e abrir sua mente por aí, com certeza irá te ajudar a ter uma lente para enxergar as coisas de uma maneira melhor. Talvez seja por esse motivo que tantas pessoas sonham com isso hoje em dia.
Pare, reflita e veja aonde você está. Em qual momento da vida você se encontra. Se estiver feliz, com as coisas indo no rumo certo: ótimo!
Caso ainda tenha algo que te incomode, e você esteja disposto a mudar, hoje há várias opções para quem deseja viajar o mundo trabalhando, de Freelancer, por exemplo. Nômades digitais já são uma realidade no Brasil e no mundo (literalmente). Você pode trabalhar e viajar o mundo ao mesmo tempo!
Esse é um tema bem profundo que vale a pena dar uma atenção especial num próximo post. Mas até lá, queremos saber: você já tem uma próxima viagem programada? Qual o destino? Conta aqui nos comentários! (:
1 resposta a “Viajar e trabalhar: vivemos apenas de momentos incríveis?”