Você já sentiu uma vontade intensa de viajar mas não sabia como expressá-la em palavras? Esse sentimento intenso, sentido por muitas pessoas, é o verdadeiro significado de Wanderlust.
Aquele desejo de explorar novos lugares, de caminhar por aí sem rumo – coisas que todo viajante de carteirinha já sentiu.
Qual a origem da palavra Wanderlust?
A palavra é de origem alemã, uma língua também conhecida por ter em seu dicionário termos que representam sentimentos muitos específicos, e não possui uma tradução para a Língua Portuguesa.
Wanderlust é a formada pela junção de Wander, do verbo Wandern que significa vagar ou caminhar, e lust, que pode ser traduzido como desejo, uma vontade profunda.
Pronuncia-se vanderlust, apenas como se o w tivesse som de v.
Sinônimo e antônimo
Outra palavra, que também fala muito sobre essa sensação, é Fernweh, pronunciando-se fernvé.
Essa é a palavra utilizada para quando sentimos uma certa abstinência de viagens, quando estamos muito tempo no mesmo lugar, sinônimo para Wanderlust.
Heimweh é o antônimo de Fernweh, e pode ser traduzido como saudade de casa. Para aqueles momentos em que estamos muito tempo fora e começamos a sentir muita falta do nosso lar.
Curiosidades sobre a palavra Wanderlust
No início do século XX a Língua Inglesa se apropriou da palavra, fazendo com que ela se tornasse mais popular pelo mundo. No entanto na Alemanha, ela caiu em desuso, mas encontraram o sinônimo Fernweh.
Em 1994, ficou ainda mais famosa por conta do filme Forrest Gump, e mais tarde, em 2012, no filme Wanderlust (de título brasileiro: Viajar É Preciso), com Jennifer Aniston e Paul Rudd.
A palavra Wanderlust está presente também no nome de diversas canções, dentre elas, no álbum Tug Of War, de Paul McCartney; é também uma das músicas do álbum Kiss Land, do The Weeknd; e está presente no álbum Volta da cantora islandesa, vencedora do Prêmio Nobel da Música, Björk.
Mais do que apenas um sentimento
Wanderlust também pode ser visto como uma filosofia de vida. Essa vontade insaciável de estar em movimento e conectado com o mundo.
Por conta disso, há muitas pessoas que vivem viajando mundo afora, sem medo algum de ser feliz.
Se você se identifica com esse tipo de pessoa, leia também como funciona a vida de um Nômade Digital.